top of page
Buscar

Museu Parque Histórico oferece mediação para o público espontâneo

Foto do escritor: Yukê ComunicaçãoYukê Comunicação

Conteúdo: Museu Parque Histórico de Carambeí



A iniciativa de Visita Mediada para turistas que visitam o Museu sem um agendamento prévio propõe uma conexão entre entretenimento e aprendizado sobre a história de Carambeí


pessoas no local recebendo orientações pelo guia

Visitar o Museu Parque Histórico de Carambeí (MPHC) com um mediador, um profissional do Setor Educativo e Cultural, é uma experiência enriquecedora. É apresentada a história e a cultura do município narrada na instituição museológica. Essa modalidade, chamada Visita Mediada, que combina lazer e aprendizado estará disponível até o dia 27 de março, de terça a domingo, às 10h30 e às 15h.


A Visita Mediada que é destinada aos grupos escolares, técnicos e agências de turismo pedagógico, agendados com antecedência, que buscam conhecimento aprofundado sobre a história da imigração e a cultura do município será realizada com a participação espontânea dos visitantes. O turista que chega ao MPHC sem agendamento prévio, seja individualmente ou em pequenos grupos, ao adquirir o ingresso poderá participar da atividade conduzida por um mediador, desde que esteja no horário e local definidos para o início.


Essas mediações serão na ala museal Vila Histórica, local que reproduz o primeiro núcleo social da Colônia Carambeí e algumas exposições representam cenários que apresentam o cotidiano das famílias de imigrantes. Os locais de encontro da comunidade neerlandesa se assemelham a ambientes comuns a outras imigrações, sendo necessária a mediação para que o público possa conhecer e fazer uma imersão na história e cultura de Carambeí.


Ana Caroline Mika, coordenadora do Setor Educativo e Cultural do Museu, esclarece que esse formato de mediação democratiza o acesso à narrativa em exibição no Museu, possibilitando que o público reflita sobre o material histórico exposto.

"Notamos a necessidade de acolher esse visitante que vem à instituição em busca de entretenimento, de apresentar a história e a cultura de Carambeí, além de contribuir para a formação do seu saber."  Portanto, irão desfrutar da visita em todos os aspectos, seja no lazer ou no educativo.

 

Mediador do Setor Educativo e Cultural do MPHC, Felipe Zainedien considerou positiva a experiência da condução da primeira Visita Mediada aberta aos visitantes sem necessidade de agendamento. No horário estipulado, um pequeno grupo se reuniu em frente à Casa Holandesa, local escolhido como ponto de encontro para o começo da mediação.

"Os turistas demonstraram interesse no conteúdo, e a mediação enriqueceu a visita e nosso trabalho como educadores de museus. Percebi que houve aprendizado e envolvimento com a história que mantemos e compartilhamos. A experiência conduziu os participantes a uma reflexão histórica e completa sobre a imigração dos grupos que formaram Carambeí, especialmente o grupo étnico holandês”.

O projeto piloto de mediação para o público espontâneo está em fase de experimentação, sendo avaliado pela equipe técnica do MPHC e pelos visitantes. Depois de concluída a avaliação, a atividade será organizada para que esse modelo de atendimento seja contínuo. "Vamos introduzir gradualmente o público que visita o Museu nas mediações e proporcionar uma experiência completa, permitindo que experimente totalmente os serviços disponibilizados pela instituição museológica", conclui Ana Mika.

 

Serviço:

O Museu Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 10 às 17h. O ingresso para visitar o Museu é R$ 30,00, a meia-entrada é no valor de R$ 15,00. Mais informações e agendamento de grupos pelo telefone 42 98433-4639.

 

 


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Whatsapp Frederica's
bottom of page